Object
O tipo de dados de objeto básico do AutoHotkey é um array associativo
com recursos que permitem que seu comportamento seja personalizado. Por padrão,
todos os objetos criados por {}, [], Object () e Array () suportam o seguinte:
Methods:
- InsertAt / RemoveAt
- Push / Pop
- Delete
- MinIndex / MaxIndex / Length / Count
- SetCapacity / GetCapacity
- GetAddress
- _NewEnum
- HasKey
- Clone
Properties:
Functions:
Deprecated (não recomendado para uso):
Cada método
também possui uma função equivalente, que pode ser usada para ignorar qualquer
comportamento personalizado implementado pelo objeto - é recomendável que essas
funções sejam usadas apenas para essa finalidade. Para chamar um, prefixe o
nome do método com "Obj" e passe o objeto de destino como o primeiro
parâmetro. Por exemplo:
array := [1,
2, 3]
MsgBox % ObjMaxIndex(array) " = "
array.MaxIndex()
Se uma função de método Obj for chamada com um objeto ou valor do tipo
errado, ela retornará uma string vazia. Funções autônomas, como ObjRawSet,
lançam uma exceção.
InsertAt [v1.1.21+]
Insere um ou mais valores em uma determinada posição dentro de um array
linear.
Object.InsertAt(Pos,
Value1 , Value2, ... ValueN)
Pos
A posição para inserir o valor1 em. Valores subseqüentes são inseridos
em Pos + 1, Pos + 2, etc.
Value1 ...
Um ou mais valores para
inserir. Para inserir uma matriz de valores, passe theArray * como o último
parâmetro.
Remarks
InsertAt é a contraparte do RemoveAt.
Como Objetos
são matrizes associativas, Pos também é a chave inteira que será associada a
Value1. Todos os itens anteriormente à direita de Pos são deslocados para a
direita pelo número exato de parâmetros de valor, mesmo que alguns valores
estejam faltando (ou seja, o objeto é uma matriz esparsa). Por exemplo:
x := []
x.InsertAt(1,
"A", "B") ; =>
["A", "B"]
x.InsertAt(2,
"C") ; => ["A", "C", "B"]
;
Sparse/unassigned elements are preserved:
x :=
["A", , "C"]
x.InsertAt(2,
"B") ; => ["A", "B", , "C"]
x :=
["C"]
x.InsertAt(1,
, "B") ; => [ ,
"B", "C"]
InsertAt
deve ser usado somente quando as chaves inteiras do objeto representam posições
em uma matriz linear. Se o objeto contiver chaves inteiras arbitrárias, como
IDs ou identificadores, é provável que InsertAt cause efeitos colaterais
indesejados. Por exemplo:
x := [],
handleX := 0x4321, handleY := 0x1234
x.InsertAt(handleX,
"A")
MsgBox % x[handleX] ; A - okay
x.InsertAt(handleY,
"B")
MsgBox % x[handleX] ; Empty
MsgBox % x[handleX+1] ; Esta é a nova "posição" de
"A"
InsertAt não afeta as chaves
de string ou objeto, portanto, pode ser usado com segurança com objetos que
contenham tipos de chave mistos.
RemoveAt [v1.1.21+]
Remove itens
da posição determinada em um array linear.
Object.RemoveAt(Pos
, Length)
Pos
A posição do valor ou valores a serem removidos.
Length
O comprimento do intervalo de valores a serem removidos. Itens de Pos
para Pos + Comprimento-1 são removidos. Se omitido, um item é removido.
Return Value
Se Length for omitido, o valor
removido de Pos será retornado (em branco, se nenhum). Caso contrário, o valor
de retorno é o número de itens removidos que possuem valores, que podem diferir
de Comprimento em uma matriz esparsa, mas estão sempre entre 0 e Comprimento
(inclusive).
Remarks
RemoveAt é a contraparte do InsertAt.
Os itens restantes
à direita de Pos são deslocados para a esquerda por Comprimento (ou 1 se
omitidos), mesmo que alguns itens no intervalo removido não tenham valores. Por
exemplo:
x :=
["A", "B"]
MsgBox % x.RemoveAt(1) ; A
MsgBox % x[1] ; B
x :=
["A", , "C"]
MsgBox % x.RemoveAt(1, 2) ; 1
MsgBox % x[1] ; C
RemoveAt
deve ser usado somente quando as chaves inteiras do objeto representam posições
em uma matriz linear. Se o objeto contiver chaves inteiras arbitrárias, como
IDs ou identificadores, é provável que o RemoveAt cause efeitos colaterais
indesejados. Por exemplo:
x :=
{0x4321: "A", 0x1234: "B"}
MsgBox % x.RemoveAt(0x1234) ; B
MsgBox % x[0x4321] ; Empty
MsgBox % x[0x4321-1] ; A
RemoveAt não afeta as chaves
de string ou objeto, portanto, pode ser usado com segurança com objetos que
contenham tipos de chave mistos.
Push [v1.1.21+]
Acrescenta
valores ao final de uma matriz.
Object.Push(
Value, Value2, ..., ValueN )
Value ...
Um ou mais valores para inserir. Para inserir uma matriz de valores,
passe theArray * como o último parâmetro.
Return Value
A posição do último valor
inserido. Pode ser negativo se o array contiver apenas elementos em índices
negativos.
Remarks
O primeiro valor é inserido na
posição 1 se a matriz estiver vazia ou contiver apenas chaves de string ou
objeto.
Caso contrário, o primeiro
valor é inserido em Object.MaxIndex () + 1, mesmo se essa posição for negativa
ou zero. Se isso não for desejado e o objeto puder conter chaves negativas,
Object.InsertAt (Object.Length () + 1, ...) poderá ser usado intead.
Pop [v1.1.21+]
Remove e
retorna o último elemento da matriz.
Value :=
Object.Pop()
Se não
houver elementos de matriz, o valor de retorno será uma string vazia. Caso
contrário, é equivalente ao seguinte:
Value :=
Object.RemoveAt(Object.Length())
Delete [v1.1.21+]
Remove os
pares de valores-chave de um objeto.
Object.Delete(Key)
Object.Delete(FirstKey,
LastKey)
Key
Qualquer tecla única
FirstKey, LastKey
Qualquer intervalo válido de chaves inteiras ou de string, em que
FirstKey <= LastKey. Ambas as chaves devem ser do mesmo tipo.
Return Value
Se houver exatamente um
parâmetro, o valor removido será retornado (em branco, se não houver nenhum).
Caso contrário, o valor de retorno é o número de chaves correspondentes
encontradas e removidas.
Remarks
Ao contrário
de RemoveAt, Delete não afeta nenhum dos pares de valor-chave que ele não
remove. Por exemplo:
x :=
["A", "B"]
MsgBox % x.RemoveAt(1) ; A
MsgBox % x[1] ; B
x :=
["A", "B"]
MsgBox % x.Delete(1) ; A
MsgBox % x[1] ; Empty
MinIndex / MaxIndex [v1.0.90+]
MinIndex :=
Object.MinIndex()
MaxIndex :=
Object.MaxIndex()
Se houver
chaves inteiras, MinIndex retorna o menor e MaxIndex retorna o maior. Caso
contrário, uma string vazia é retornada.
Length [v1.1.21+]
Length :=
Object.Length()
Retorna o
comprimento de um array linear começando na posição 1; isto é, a maior chave
inteira positiva contida pelo objeto, ou 0, se não houver nenhuma.
MsgBox % ["A", "B",
"C"].Length() ; 3
MsgBox % ["A", , "C"].Length() ; 3
MsgBox % {-10: 0, 10: 0}.Length() ; 10
MsgBox % {-10: 0, -1: 0}.Length() ; 0
Count [v1.1.29+]
Count :=
Object.Count()
Retorna o
número de pares de valores-chave presentes no objeto.
MsgBox % {A: 1, Z: 26}.Count() ;
2
MsgBox % ["A", "B",
"C"].Count() ; 3
MsgBox % ["A", , "C"].Count() ; 2
SetCapacity [v1.0.90+]
Ajusta a
capacidade de um objeto ou um de seus campos.
Object.SetCapacity(MaxItems)
Object.SetCapacity(Key,
ByteSize)
MaxItems
O número máximo de pares de valores-chave que o objeto deve conter antes
de ser expandido automaticamente. Se for menor que o número atual de pares de
valores-chave, esse número será usado e todo espaço não utilizado será
liberado.
Key
Qualquer chave válida.
ByteSize
O novo tamanho em bytes do buffer de string do campo, excluindo o
terminador nulo. Se o campo não existir, ele será criado. Se ByteSize for zero,
o buffer será liberado, mas o campo vazio não será removido. Se ByteSize for
menor que o tamanho atual, o excesso de dados será truncado; caso contrário,
todos os dados existentes serão preservados.
Returns
A nova capacidade se for bem
sucedida, caso contrário, uma string vazia.
GetCapacity [v1.0.90+]
MaxItems :=
Object.GetCapacity()
ByteSize :=
Object.GetCapacity(Key)
Retorna a capacidade atual de
um objeto ou um de seus campos.
Retorna uma string vazia se o
campo não existir ou não contiver uma string.
GetAddress [v1.0.90+]
Ptr :=
Object.GetAddress(Key)
Retorna o endereço atual do
buffer da string do campo, se tiver um.
NewEnum [v1.0.90+]
Enum :=
Object._NewEnum()
Retorna um novo enumerador
para enumerar os pares de valores-chave desse objeto. Este método geralmente
não é chamado diretamente, mas pelo loop.
HasKey [v1.0.90+]
Object.HasKey(Key)
Retorna true se Key estiver
associado a um valor (mesmo "") dentro de Object, caso contrário,
false.
Clone [v1.0.90+]
Clone :=
Object.Clone()
Retorna uma cópia superficial
do objeto.
Base
Recupera ou
define o objeto base do objeto.
BaseObject
:= Object.Base
Object.Base
:= BaseObject
BaseObject deve ser um objeto ou uma string vazia.
Propriedades e métodos
definidos por um objeto base são acessíveis apenas enquanto o objeto base
estiver em uso. Portanto, alterar a base do objeto também altera o conjunto de
propriedades e métodos disponíveis.
Veja também: ObjGetBase,
ObjSetBase
ObjRawGet [v1.1.29+]
Recupera o
valor associado a uma determinada chave dentro de Object.
Value := ObjRawGet(Object, Key)
Se Object não contiver Key, o valor de retorno será uma string vazia. Nenhuma meta função ou função de propriedade é chamada. O conteúdo dos objetos base do objeto não é considerado e, como a base em si é uma propriedade e não um par de valores-chave por padrão, normalmente não é retornada.
Uma exceção é lançada se o
objeto for de um tipo incorreto.
ObjRawSet [v1.1.21+]
Armazena ou
sobrescreve um par de valores-chave no objeto.
ObjRawSet(Object, Key, Value)
Essa função é fornecida para permitir que os scripts ignorem a meta função e as propriedades do __Set. Se isso não for necessário, uma atribuição normal deve ser usada em seu lugar. Por exemplo: Object [Key]: = Value
Como o propósito é ignorar
meta-funções, isso é apenas uma função, não um método. Chamar um método interno
geralmente faz com que a meta função __Call seja chamada.
Uma exceção é lançada se o
objeto for de um tipo incorreto.
ObjGetBase [v1.1.29+]
Retorna o objeto base object.
BaseObject := ObjGetBase(Object)
Nenhuma meta-função é chamada. A base do objeto é retornada mesmo que a chave "base" tenha sido armazenada no objeto (como com ObjRawSet ou SetCapacity). Uma string vazia é retornada se o objeto não tiver base.
Uma exceção é lançada se o objeto for de um tipo incorreto.
Veja também: Base property
ObjSetBase [v1.1.29+]
Define o objeto base object.
ObjSetBase(Object, BaseObject)
Nenhuma meta-função é chamada. A base do objeto é definida mesmo que a chave "base" tenha sido armazenada no objeto (como com ObjRawSet ou SetCapacity). Uma string vazia é retornada se o objeto não tiver base.
Uma exceção é lançada se Object for de um tipo incorreto ou se
BaseObject não for um objeto ou uma string vazia.
Veja também: Base property
Insert [v1.0.90+]
Deprecated: Inserir não é recomendado para uso em novos
scripts. Use InsertAt, Push, ObjRawSet ou uma atribuição simples.
Insere pares de valor-chave no objeto, ajustando automaticamente as
chaves existentes se for fornecida uma chave inteira.
Object.Insert(Pos, Value1 , Value2, ... ValueN )
Object.Insert(Value)
Object.Insert(StringOrObjectKey,
Value)
- O comportamento do Insert depende do número e tipo de seus
parâmetros:
- • Se houver vários parâmetros e o primeiro parâmetro for um
inteiro, Insert se comportará como InsertAt.
- • Se houver vários parâmetros e o primeiro parâmetro não for um
inteiro, Insert se comportará como ObjRawSet.
- • Se houver apenas um parâmetro, Insert se comporta como Push.
Inserir retorna verdadeiro. Em [v1.1.21] e, posteriormente, uma exceção é
lançada se uma alocação de memória falhar. Versões anteriores retornavam uma
string vazia nesse caso.
Remove [v1.0.90+]
Deprecated: Remover não é recomendado para uso em novos
scripts. Usar RemoveAt, Delete or Pop em vez de.
Remove os
pares de valores-chave de um objeto.
Object.Remove(FirstKey, LastKey)
O comportamento do Remove depende do número e tipo de parâmetros:
- Object.Remove(Integer) behaves like Object.RemoveAt(Integer).
- Object.Remove(Integer,
"") behaves like Object.Delete(Integer).
- Object.Remove(Integer1,
Integer2) behaves like Object.RemoveAt(Integer1,
Integer2 - Integer1 + 1).
- Object.Remove() behaves like Object.Pop().
- Any other valid combination of parameters behaves like Delete.
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